Comentando mais um pergunta do nosso canal no YouTube, realizada pelo Alexandre Medeiros que perguntou: Preciso de contador para uma empresa no simples nacional?

Para te responder esse assunto eu preciso antes fazer um certa conceituação sobre a função do contador para as empresas não apenas no Simples, mas para todas empresas no Brasil.

Atualmente no Brasil todas as empresas, independente do tipo,  seja uma sociedade limitada , uma sociedade simples , empresa individual , EIRELI, sociedade anônima , ou qualquer outro tipo de empresa que tecnicamente chamamos de natureza jurídica, precisa manter a escrituração contábil de todas suas movimentações financeiras é patrimoniais .

A legislação que é o código civil,  fala sobre a escrituração contábil , ou seja , a obrigatoriedade de manter a contabilidade da sua empresa escriturada de forma manual ou em sistemas para comprovar toda entrada e saída de recursos da sua empresa, não cita o regime tributário para efeito de manter a contabilidade da sua empresa escriturada . Então se você é uma empresa tributada no lucro presumido, no lucro real ou no simples nacional , você precisa ter contabilidade. Apenas o MEI que não precisa de contador mensalmente.

Essa contabilidade pode ser realizada internamente na própria empresa , para isso a empresa precisa contratar um contador para ser o responsável técnico dessa escrituração.

Também você pode contratar uma contabilidade externa para fazer isso, hoje em dia , as empresas perceberam que não vale a pena ter um contador interno, é muito mais vantajoso terceirizar a gestão com uma empresa de contabilidade.

Voltando a pergunta do Alexandre Medeiros que perguntou, se a empresa no simples nacional precisa de contador. Pela lei sim. Você precisa manter um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade no caso aqui CRC de São Paulo para ser o responsável técnico dessa sua movimentação.

Contador para empresa no Simples Nacional

Muitos empreendedores pensam que pelo  motivo da empresa se um microempresa ou empresa de pequeno porte tributária no simples nacional, que não precisa manter a escrituração contábil ou seja, ter contador.

Mas é necessário que contrate uma contabilidade ou um contador interno. Acontece que não é só contabilidade que o empreendedor precisa se preocupar, precisa entregar as obrigações trabalhistas e as obrigações fiscais da sua empresa.

Pode ser que contratando um contador interno para fazer a contabilidade da sua empresa no regime do simples nacional, ele não encontre um contador que faça tudo que ele precisa,  ou seja,  um contador que atue não só na contabilidade da empresa dele no simples nacional mas também que faça parte fiscal e trabalhista .

O ideal é contratar escritório de contabilidade que possa fazer todo esse trabalho para você e manter a sua empresa em dia com todas as obrigações entregues .

Não caia na besteira de deixar a sua empresa no regime do simples nacional sem contador, vai gerar problemas que só aumentam dia a dia com a falta da entrega das obrigações para todos os órgãos.

Então agora você entende que sim a empresa no simples nacional precisa de contador.

Você está precisando trocar de contabilidade ? Nós temos atendimento em todo o Brasil através da nossa rede de contadores que denominamos Guardiões dos Empreendedores que você pode achar um link do nosso contato e enviar suas necessidades que um dos nossos contadores especializados em seu segmento, vai entrar em contato com você. Não deixa de contratar um contador para fazer a sua contabilidade empresarial mesmo estando no simples nacional.

Até o próximo artigo! Se você quiser entender um pouco mais sobre a importância do contador segue aqui um conteúdo.