Uma das maiores dificuldades de um psicólogo é ter que lidar com sua contabilidade, seguida pela  alta burocracia e carga tributária. Uma contabilidade para psicólogos, pode fazer a diferença para gerenciar seu consultório de psicologia. Desde a abertura da empresa, até o controle dos recursos financeiros, os profissionais do ramo possuem cada vez menos tempo para gerir todo negócio com facilidade.

Esse problema, por si só, faz parte da rotina de milhares empreendedores. Por conta disso, a contabilidade para psicólogos e consultórios de psicologia Soluzione Contábil,  tem sido o fator chave para as empresas que querem ter os tributos reduzidos e ainda ter tempo para cuidar de seus clientes.

Mas será que seu consultório também precisa de um serviço contábil especializado? Neste post, vamos esclarecer se é vantajoso a contabilidade especializada na área da saúde. Acompanhe!

contabilidade para psicologos e consultório de psicologia

Dúvidas sobre a contabilidade para consultório de psicologia

Tributação da sua clínica

Se você atua como pessoa jurídica, provavelmente se enquadra em um dos 3 regimes tributários. Aqui na Soluzione Contábil, é comum observarmos que uma tributação inadequada pode colocar em risco seu fluxo de caixa. Esse erro muito comum se baseia na escolha do regime tributário. Vamos esclarecer sobre cada um:

Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, qual escolher?

No Lucro Real, seus impostos são calculados de acordo com o lucro líquido do seu consultório. Por conta disso, o valor do imposto vai varia com o lucro obtido no período. Como as alíquotas são mais elevadas, não é muito indicado para pequenas clínicas. 

No Lucro presumido, diferente do Lucro Real, é calculado por uma tabela fixa para cada tipo de seguimento. Para consultório de psicologia os tributos federais ficam em 11,33% + ISS (pode varia de 2% a 5% ). 

Já no Simples Nacional (o mais utilizado), seus impostos são simplificados, garantindo uma menor burocracia quando se trata de pagamento. Mas nem sempre pode valer a pena. O anexo V do simples nacional, inicia a tributação em 15,5%.

Mas para saber qual o melhor tipo de regime de tributação, apenas um bom contador ou um serviço de contabilidade para psicólogos e consultórios de psicologia pode verificar a escolha de acordo sua necessidade!

Garantindo a você foco no que Importa

Quanto tempo você perde lidando com assuntos de outros departamentos, que não fazem parte do objetivo central do seu negócio? A Contabilidade para psicólogos e consultórios de psicologia existe para que você não perca o foco.

Um grande exemplo, é a escrituração contábil. Este é um dos maiores problemas de todos os empreendedores que atuam como pessoa física ou jurídica.

Por sua vez, a escrituração contábil se consiste no registro de toda atividade que impacta financeiramente seu consultório, seja uma conta de luz ou de água, para que possa ser encaminhada formalmente a Receita Federal.

De acordo com a Lei 10.406/2002:

“Art. 1.179: O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Imaginamos como essa exigência legal toma o tempo dos psicólogos e dos consultórios de psicologia.

Por isso, a Soluzione Contábil oferece o que você precisa através de nossos serviços contábeis. Além de garantirmos segurança, focamos no crescimento estável e lucrativo através de nosso serviço contábil para clínicas de psicologia.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com nossa empresa.