Fala de gestão financeira é tão importante na vida de pessoas e empreendedores que resolvemos criar um guia da gestão financeira eficiente para que eu possa ajudar você a entender a importância desse tema para gestão da sua empresa.

A maioria das empresas no Brasil quebram pelo motivo de não medir seus resultados financeiros .

O empreendedor normalmente não gosta de medir seus resultados financeiros mas toda a empresa precisa de um gestor financeiro profissional, que eu possa controlar a gestão financeira e a gestão administrativa da sua empresa.

Eu tenho observado que a gestão não é um tema agradável para a maioria dos empreendedores, até mesmo porque, no início de toda empresa,  finanças é sem dúvida o maior desafio para o empreendedor.

Mas como é que você quer crescer sua empresa sem ser um bom gestor financeiro ou contratar um bom gestor para que possa cuidar de tudo o que envolve onde gestão financeira estratégica da sua empresa?

um dos pontos que dificulta assistam de qualquer empresa é a interferência do sócio na gestão financeira e administrativas sem a capacidade técnica para realizar esse tipo de atividade.

não podemos afirmar que mesmo o que você como gestor financeiro da sua empresa entenda tudo sobre gestão financeira terá sucesso garantido. mas temos a certeza que sim uma boa organização e disciplina para cuidar dos resultados financeiros da sua empresa você pode sim quebrar o seu negócio.

Mas é normal porque educação financeira não é uma coisa muito discutida na vida pessoal dos empreendedores as pessoas no geral tem crenças limitantes sobre o dinheiro e sobre a importância de fazer a gestão de suas finanças.

Um dos maiores desafios na gestão financeira da sua empresa

E aí que mora o maior desafio, como uma pessoa que não controla a sua vida financeira vai poder da noite para dia se transformar em um  bom gestor financeiro, tudo isso, passa pelo entendimento primeiramente do conceito da gestão financeira e de um comprometimento muito grande do empreendedor para que ele entenda que não tem conhecimentos suficientes para gerir as suas finanças e possa terceirizar a gestão financeira da sua empresa nas mãos de profissionais que entendem sobre esse assunto.

Na verdade a terceirização da gestão financeira é o melhor caminho para o empreendedor, que ele pode dar suporte a contabilidade empresarial e com base nas informações estrategicamente preparadas possa dar continuidade aos seus negócios com mais eficiência.

Iremos detalhar a seguir pontos importantes sobre a terceirização da gestão financeira na sua empresa e o quanto você ganha com isso e principalmente o tempo que você terá para focar na gestão administrativa do seu negócio. muitos confundem a gestão financeira com gestão administrativa, mas são coisas bem distintas que nós vamos falar um pouco mais à frente .

Se você é um empreendedor e tem uma empresa seja ela uma microempresa , pequena empresa, ou até uma média empresa, nós podemos te ajudar e reduzir seu tempo eu preocupação em controlar a gestão financeira do seu negócio, para isso , abaixo tem um banner onde você pode clicar e falar com os nossos especialistas,  o que você precisa e qual é o seu momento empresarial que você está vivendo e com certeza , nós teremos uma solução customizada para de uma vez por todas,  organizar as finanças da sua empresa e deixar você tranquilo para cuidar do que é mais importante para você,  que é a melhoria dos processos, relacionamento pessoal com seus colaboradores e a realização de  vendas.

Até porque você pode controlar muito bem a gestão financeira da sua empresa, mas se você não vender, sua empresa morre,  por isso vender é muito importante. Mas vamos lá clicar no banner e fala pra gente como podemos ajudá-lo (a).

O que é Gestão financeira ?

Muitos empreendedores perguntam para o nosso time,  mas o que faz a gestão financeira ou o que é gestão financeira na prática? Nós precisamos entender primeiramente como é o que você muda a sua mentalidade em relação a gestão financeira da sua empresa.

Mesmo optando pela terceirização da gestão financeira da sua empresa , se você não tiver o mentalidade voltada para o resultado em um comprometimento para seguir todos os procedimentos necessários para implementar uma gestão financeira eficiente em sua empresa, você não vai entender o conceito da gestão financeira que é simplesmente a separação objetiva do fluxo financeiro da sua pessoa jurídica e pessoa física com um elevado grau de comprometimento e disciplina para organizar há movimentação financeira.

Em tese, a gestão financeira é um conjunto entre processo, foco e disciplina com um objetivo comum que é controlar os recursos financeiros de sua empresa para utilizá-los da melhor forma.

Qual o valor da gestão financeira para as empresas ?

Nós temos acompanhado milhares de empreendedores em todo o Brasil que vêm apresentando dificuldades no controle financeiro de suas empresas , mais também percebemos a diferença que faz na vida das empresas quando o empreendedor se posiciona como um bom gestor financeiro ou terceiriza a gestão financeira da sua empresa com empresas especializadas que geram além de confiabilidade dos números, índices relevantes para a tomada de decisão .

Então quando falamos da importância da gestão financeira para as empresas, nós acreditamos que sem esse controle a sua empresa fica vulnerável.

Mas sabemos que a maioria dos empreendedores não são bons gestores financeiros e por isso, que além de treinamento para que você entenda tudo sobre gestão financeira  e a gestão administrativa da sua empresa , apostamos na terceirização da gestão financeira para que você não prejudique o seu negócio por falta gestão estratégica para o seu crescimento.

Até mesmo para você que contrata uma assessoria contábil de uma empresa de contabilidade , precisa ter a gestão financeira organizada , porque a contabilidade vai contabilizar os números produzidos enviados com base no seu controle financeiro.

Por isso que muitas empresas que não tem uma equipe especializada no controle financeiro envio para contabilidade números que não representam a realidade da sua empresa, com isso, ao contratar um contador para sua empresa, não enxergam valor nos serviços contábeis apresentados.

A importância da gestão financeira da sua empresa tem a mesma importância de um coração em nossa vida, se ele parar de bater de forma organizada, compromete todo nosso corpo. Nas finanças da sua empresa acontece a mesma coisa.

Como a gestão financeira ajuda na gestão administrativa

Tem muitos empreendedores que confundem a gestão administrativa com a gestão financeira. Mas a gestão financeira é a base para que você tenha uma boa gestão administrativa isso porque, para desenvolver as atividades como compras, financiamentos,  promoções para seus colaboradores e até  desenhar uma política de remuneração, você precisa ter certeza que sua empresa tem recursos financeiros para executar essas ações.

Tudo isso vem da gestão de finanças eficiente não apenas no conceito mas na prática,  porque gestão empresarial depende da determinação do gestor e principalmente de um método a ser seguido.

Não tem como fazer a gestão administrativa de uma empresa sem conhecer sua situação financeira. É fundamental que você conheça tudo sobre a situação financeira da sua empresa, como é que você vai querer tomar uma decisão de promover um colaborador por exemplo, sem ter a certeza que tem recursos financeiros para o pagamento ?

Pode parecer simples demais mas é fundamental que você tenha controle diário sobre isso , antigamente era muito mais difícil porque fazíamos tudo de forma manual, hoje temos sistemas integrados que fazem conciliações automáticas em tempo real ou seja, basta você ter uma ferramenta que vai encurtar em até 90% a sua interação com o operacional financeiro.

Você pode está se perguntando, se é tão fácil implementar uma gestão financeira,  por que a minha empresa está uma bagunça quando falamos de finanças? Isso pode ser devido ao que falamos a pouco, que é justamente a falta de um bom gestor financeiro ou a opção por terceirizar a gestão financeira da sua empresa com uma empresa especializada em controles financeiros , administrativos e empresariais.

Gestão financeira x Gestão Administrativa

Agora vamos falar mais um pouco sobre a importância da gestão financeira  x  gestão administrativa. Tem muitos empreendedores que não desenvolveram a liderança que é um habilidade fundamental dos gestores seja financeiro ou administrativo para conduzir a empresa ao sucesso.

Pode ser que você pense que isso é um dom, mas pode ter certeza que é uma habilidade que pode ser desenvolvida, por isso,  se você é dono ou sócio de uma pequena ou média empresa você precisa desenvolver a habilidade de ser um bom gestor administrativo e como a gestão financeira é apenas uma parte do processo da administração da sua empresa,  você pode contratar um gestor financeiro ou terceirizar a gestão financeira da sua empresa com uma empresa de contabilidade que também realize a gestão financeira da sua empresa .

Agora a gestão administrativa precisa estar em suas mãos, Isso porque a tomada de decisão deve ser sua. Por isso que acreditamos que você pode terceirizar a gestão financeira da sua empresa mas não a gestão administrativas e estratégica que serve como base para determinar  os cuesso da sua empresa.

Mas ainda você pode utilizar as informações  e índices preparados pelos controles financeiros da sua empresa e com base neles,  definir o futuro estratégico do seu negócio.

Como implementar a Gestão financeira eficiente

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre a gestão financeira do seu negócio fica uma pergunta.  OK Altair, entendi muito bem a importância da gestão financeira para meu negócio agora como eu consigo implementar a gestão financeira em minha empresa de forma eficiente e que realmente gere o controle e o resultado que você falou nesse artigo?

Como eu falei a pouco sobre a disciplina e a dedicação serem habilidades necessárias para que você possa implementar uma gestão financeira e administrativa eficiente em sua empresa, percebemos a diferença entre dom e desenvolvimento de habilidades.

Para obter resultado em tudo que você fizer em sua vida, você precisa entender o que essa mudança faz de ganho no seu dia a dia e como que você vai poder usufruir dos benefícios gerados quando passar a ter resultados precisos sobre o seu negócio.

Para ser considerado um bom gestor financeiro, não necessariamente você precisa realizar ou saber tudo sobre gestão financeira,  o que você precisa é de liderança, planejamento e uma equipe muito bem treinada ou como falamos antes, terceirizar a gestão financeira da sua empresa com empresas especializadas como a Soluzione Contabilidade .

Agora vamos falar na prática como que você consegue implementar a gestão financeira dentro da sua empresa.

Na pratica, tudo precisa de foco e resiliência. Ajustar seus controles financeiros também vai exigir de você essa dedicação. Mas pode confessar que com o passar do tempo, você vai colher tantos frutos, que vai perceber que valeu a pena a dedicação que com certeza vai alavancar seus resultados.

1ª ação – Defina um planejamento

Se você ainda não usa sistemas para controlar sua gestão financeira ou até mesmo não tem nenhuma planilha controlando os seus números, primeiro passo é definir com clareza os ganhos que você terá nesse processo de organização.

Definir claramente o resultado esperado com essas mudanças em seu controle financeiro e o que faz você realizar todos dos procedimentos para organização no seu financeiro é justamente ter clareza do que você espera após essa organização.

Podemos fazer uma comparação como a questão tributária de alguns profissionais: Por exemplo , se você é um médico e presta serviços para outros hospitais ou clínicas médicas e tem uma empresa e não paga todos os impostos devidos, quando falamos dos ganhos que você terá quando se regularizar, um médico pode pensar “que organização é essa o que vai fazer eu pagar mais impostos” , porque até aquele momento ele sonegava e não recolhia todos os impostos devidos, assim é claro que na legalidade o custo deriva aumentar,  mas e a vulnerabilidade dele perder o seu patrimônio no futuro que vai diminuir ou reduzir as chances desse perigo em ter alguma fiscalização da receita federal.

Mesma analogia você deve fazer quando for implementar a gestão financeira em sua empresa, você pode ter a necessidade de investir para organizar as sua gestão, entretanto , você está ganhando uma bússola que vai te ajudar na gestão administrativas da sua empresa.

2º Ação – Defina um orçamento

A maioria das pequenas empresas conseguem administrar o seu financeiro apenas com uma pessoa, usando sistemas integrados que ajudam  no tempo destinado para essa nova atividade em sua empresa.

Atualmente temos muitas empresas que por falta de tecnologia acabam tendo um alto custo para gerar esse processo e controle financeiro.

Para definir um orçamento para o setor financeiro, você precisa ter com clareza conhecimento do processo e quais ferramentas estão disponíveis para que você possa implementar um boa gestão e reduzir o teu tempo gasto com esses processos financeiros.

Um outro ponto importante quando falamos de orçamento para controle de gestão financeira, é definir se vale a pena contratar um funcionário interno para a realização desses processos internamente ou se vale a pena terceirizar a sua gestão financeira.

Nós já realizamos alguns cálculos e percebemos que terceirizar a sua gestão financeira é sim o melhor caminho para que você possa implementar de forma eficiente gestão em sua empresa e reduzir o seu custo e tempo aplicado a esse projeto.

Reforçamos que antes da implementação a gestão financeira em sua empresa,  você deve buscar contratar uma empresa para te ajudar nesta transformação.

O custo normalmente para você contratar um funcionário especializado em finanças pleno  para a sua empresa está em torno de R$ 5000,00 por mês .

Por isso olhando na tabela abaixo você consegue ver que realmente vale a pena a terceirização da gestão financeira da sua empresa.

3ª Ação – Sistemas e Procedimentos financeiros

Para realizar a gestão empresarial,  gestão administrativa ou financeira,  você precisa criar procedimentos específicos que garantam a segurança de todo o processo e sem dúvida ter sistemas avançados que encurtam o tempo de dedicação para execução do processo,  isso porque , se você investir em tecnologia ela se paga em pouquíssimo tempo devido a grande redução de custo operacional que você tem para realizar com seus controles financeiros.

Também é necessário criar procedimentos para que eles possam ser seguidos se transforma em padrões que qualquer funcionário posso realizar esse processo e fazê-lo da mesma forma sempre,  só assim com essa padronização de processos você vai garantir a eficiência financeira da sua empresa.

Não vamos aqui fazer indicações de sistemas que nós utilizamos, se você quiser saber um pouco mais sobre os sistemas financeiros que nós utilizamos e indicamos para os nossos clientes,  você pode entrar em contato com a nossa empresa que nós vamos te falar como implementar oum novo sistema de gestão para sua empresa. Vamos colaborar nesse processo de implementação da sua gestão financeira e te ajudamos também na instalação e formatação do software,  para que você possa fazer esse controle de forma cada vez mais automatizada.

Para pagamentos, nós utilizamos a plataforma Iugo que fala de forma pela clara, o futuro da forma de pagamentos no Brasil.  Se você ainda faz pagamento sem automatização do processo, precisa conhecer esse plataforma que vai te ajudar a reduzir custo e tempo do processo de pagamento.

O que você precisa entender, é que a tecnologia é uma forte aliada para sua gestão financeira eficiente . Não tem mais como você perder tempo utilizando métodos ultrapassados de planilhas sendo que temos sistemas eficientes com baixo investimento mensal,  para você manter sua gestão administrativa,  empresarial e financeira.

Terceirizar sua gestão financeira

Agora vamos pensar que você tem um comércio ou empresa de prestação de serviço e está procurando organização financeira. Se você não conhece muito bem com clareza tudo o que você precisa fazer e princialmente os  procedimentos necessários para organizar a gestão da sua  empresa de forma eficiente, sem dúvida o melhor caminho é contratar uma contabilidade especializada em gestão financeira ou uma empresa que faça gestão financeira para você,  isso porque , vai economizar tempo, ter mais efetividade e resultado pela questão do conhecimento que você não vai precisar buscar ou capacitar uma pessoa dentro da tua empresa para que ela possa fazer essa questão financeira

Então o melhor caminho provavelmente deve ser terceirizar gestão financeira da sua empresa.

Agora como que você faz a terceirização da gestão financeira e tem certeza que você está fazendo realmente o que é certo?

Primeiro é conhecendo se  a empresa que você está contratando já faz esse tipo de trabalho,  já entende profundamente todos os processos, se essa empresa vai conseguir te ajudar a melhorar e organizar os seus processos,  não só os financeiros mas também administrativos.

A gente entende que isso acaba afetando o teu resultado,  quando você tenta ajustar a sua gestão financeira, mas você não ajusta as sua gestão administrativa.

Você precisa mudar mentalidade , precisa mudar procedimentos para que a gente possa ter o maior número de informações possíveis para dá embasamento a sua boa gestão financeira.

Então pra você terceirizar a gestão financeira da sua empresa, é muito melhor do que você tentar colocar uma atividade interna que não domina e não é seu foco.

Por exemplo a contabilidade. Como é que você faz quando você precisa contratar um contador ? você contrata um contador para trabalhar interno ou você contrata um contador terceirizado?  ou seja,  você escolhe um escritório de contabilidade ou uma empresa contábil para terceirizar o seu serviço,  você poderia contratar um contador para fazer serviços dentro da sua empresa,  claro que você poderia contratar,  mas às vezes não vale a pena pelo custo e pela certeza que você tem se realmente o que ele está fazendo está certo.

Quando você contrata uma empresa ela assina um contrato de responsabilidade técnica, ou seja,  se essa empresa cometer algum erro técnico, vai se responsabilizar civilmente e ter que pagar pelos danos causados a sua empresa.

É  importante você entender que ao terceirizar qualquer tipo de serviço dentro da sua empresa,  você está terceirizando também a responsabilidade desse prestador sobre os serviços prestados.

É importante você pensar que a terceirização da sua gestão financeira não está ligada apenas a questão de custo,  mas também de responsabilidades que cada empresa tem na entrega dos serviços.

Nosso serviço de Terceirização da Gestão Financeira tem como maior objetivo, possibilitar que o empresário tenha tempo para focar seus esforços em assuntos ligados às atividades principais da sua empresa e ainda gerando economia com o custo interno de mão-de-obra.

O maior benefício em terceirizar a área administrativa e financeira é o tempo ganho para focar no que realmente importa,  seu negócio.

Realizamos todos os controles do seu departamento financeiro.  Solicite um orçamento.