Como contratar uma boa assessoria contábil – escritório de contabilidade

Por Altair Alves

Para empreender não tem idade e o sucesso não tem limites.  Cresce dia a dia a busca por empreendedores por contratar assessoria para apoio empresarial.  Um grande erro da maioria dos pequenos empresários é não conhecer conceitos básicos de gestão financeira e tributária relacionado à sua atividade.  Mesmo que esse trabalho seja de prerrogativa profissional do Contador, o  empresário precisa conhecer os impostos que incidem em suas operações, as despesas, origens da receita, além da provisão para retorno dos investimentos, fluxo de caixa  entre outros.

Veja no Vídeo Abaixo a Importância do Contador para Sua Empresa

A importancia do contador para sociedade

 

Contabilidade deve ser considerada uma ferramenta de gestão e não uma simples formalidade chata e sem sentido.

Contratar uma boa assessoria contábil é fundamental para a sustentabilidade da sua empresa.

Como contratar um escritório de contabilidade?

A Internet possibilitou ao empresário a busca por empresas de contabilidade de forma rápida na internet, porém, precisamos ter critérios na hora da escolha.

A distância hoje não é mais problema, pois grande parte do serviço é enviado via e-mail e sistemas integrados. Agora a contabilidade precisa entender da legislação municipal onde a empresa está localizada.

Outro ponto importante é a ética profissional.  Nosso código de ética profissional proíbe a divulgação de propagandas com promoções e concorrências desleais, ou seja, fuja dessas contabilidades que anunciam que são os melhores, que o serviço é barato, Fazemos Abertura de Empresa “Grátis”. Qualquer empresário sabe que qualidade tem custo e bons profissionais precisam ser remunerados de forma justa pelo conhecimento que agregam a sua empresa.

Quanto custa os serviços de contabilidade?

O Conselho Regional de Contabilidade não regula valores de horários que devem ser cobrados pelos escritórios de contabilidade.  Uma opção é solicitar alguns orçamentos e comparar custo benefício.  Muitos empresários por não conhecerem os fundamentos contábeis, optam por preços menores sem avaliar o que está sendo oferecido.

Os serviços divididos por departamento é o mais justo.

Contratação de serviços:

Departamento Contábil;
Departamento Fiscal;
Departamento Trabalhista;
Departamento Legal.

Outro ponto é ter o custo fixado por demanda. Quem precisa de menos paga menos.

É necessário acompanhar o serviço da contabilidade?

Participar é fundamental.  Conhecer os impostos que incidem sobre sua empresa é necessário. Mesmo tendo  um contrato de prestação de serviços que garantam a execução dos processos  é bom manter um contato frequente com a contabilidade  e cobrar periodicamente algumas certidões negativas, balancetes e relatórios que comprovam que sua empresa está em dia.

Ter uma relação direta com o seu Contador, vai agregar valor para ambos os lados.  Fica mais fácil você valorizar e entender o serviço prestado quando conhece um pouco do negócio.

Sobre a documentação da Empresa

A maioria das documentações empresariais deve ser guardada na empresa.  Todo inicio do mês é enviado para o escritório de contabilidade os documentos  fiscais, contábeis, financeiros e trabalhistas para efetivação dos registros devidos e em seguida retorna para ser arquivado na empresa.

No Escritório de Contabilidade fica apenas  o contrato de prestação de serviços, cópia de documentos de constituição e alguns livros fiscais e contábeis até o fechamento do ano.

Após a contabilização mensal é enviado os impostos e encargos para a empresa realizar o pagamento. A responsabilidade de pagamento é sempre do empresário. Não devem ser passados valores para pagamentos de impostos a contabilidade.

Se você se sentir prejudicado na relação com seu contador, poderá acionar o Conselho Regional de Contabilidade.

Considere o custo de uma boa assessoria contábil como investimento.

Conhecimento gera economia. Devido a complexidade tributária em nosso país, ter o acompanhamento qualificado é fundamental na busca da economia tributária. A escolha do regime, classificação fiscal adequada geram ganhos significativos para o caixa da empresa.

É comum o empresário buscar reduzir custos operacionais da sua empresa, agora quando falamos de contabilidade, esse quesito deve ser muito bem avaliado, pois o preço baixo, pode significar baixa qualidade nos serviços prestados.

Contrate um bom escritório de contabilidade e fique focado no seu negócio.

Altair Alves é Sócio-Fundador da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil. Empresa Especializada e Contabilidade para Empresas Prestadoras de Serviços de Pequeno, Médio e Grande Porte.

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone