Contabilidade para Médicos

Para saber sobre os principais aspectos de contabilidade na área médica, nós criamos alguns conteúdos bem interessantes.

Uma das dúvidas de Médicos e Gestores de clinicas médicas, são onde registrar a empresa.

Gravamos um vídeo, falando das etapas e onde você pode registrar sua empresa médica.

 

 


Informações de contabilidade para Médicos e Profissionais da área da saúde.

Abertura de Empresa para Médicos e Profissionais da área da saúde

É comum o questionamento feito pelos Doutores para nosso escritório de contabilidade sobre a necessidade da abertura de empresa para a prática da atividade médica. A maioria tem dúvidas sobre tributação incidente à sua atividade. A abertura da empresa para prestar serviços médicos para hospitais  ou a abertura de clínica médica para tributar como pessoa jurídica, pode ser vantagem em relação ao trabalho autônomo.

 

Comparação entre Médicos  Autônomos X Clínicas Médicas Pessoa Jurídica

Quando somos procurados prestar assessoria em contabilidade  pelos Doutores Médicos,  a primeira pergunta é a carga tributária que a empresa vai ter que pagar quando estiver formalizada como empresa.

Para fazer essa comparação, precisamos considerar os valores totais de faturamento do Médico. Após realizar a comparação com pessoa jurídica é comum ouvir dos Médicos que ele vai pagar muito mais impostos comparado ao que ele está acostumado a pagar. Isso porque ele está considerando que quando pessoa física ele não declarava todo seu Faturamento.

Agora fazendo as devidas comparações, o Doutor Médico que trabalha com pessoa jurídica pagam menos impostos.

A tributação do Médico Autônomo

O Profissional Médico que pretende trabalhar como Autônomo, precisa fazer alguns procedimentos para andar em dia com suas obrigações Fiscais.

Será tributado usando a tabela de Imposto de Renda Pessoa Física.

O procedimento correto e menos oneroso nesse caso, será a realização do livro caixa.

O Contador lança todas as despesas dedutíveis no livro caixa para diminuir o lucro tributável. Despesas como folha de pagamento, aluguel, conta de energia, água, telefone, INSS, entre outras.

Tributação Para Médicos e Clínicas Médicas como Pessoa Jurídica.

Para esse tipo de atividade temos dois tipos de tributações possíveis. O Lucro Presumido e Lucro Real. Para Clínicas  de Pequeno Porte, salvo algumas exceções, o Lucro Presumido é a melhor opção tributária.

Como temos atualmente uma grande procura por abertura de médicos pessoa jurídica, nós orientamos fazer uma análise para ver se realmente a melhor opção. Tem casos, que o hospital, clínica ou outros consultórios solicitam o médico a pessoa jurídica para contratação.

Uma dica importante: A tributação na pessoa jurídica se torna menor comparada a pessoa física. Por isso é muito importantes a busca de uma empresa de contabilidade que tenha conhecimento para fazer uma análise tributário e apontar o melhor caminho.

O Percentual de 11,33% é aplicado sobre o faturamento da pessoa jurídica. Nela está alíquota dos seguintes impostos: PIS, COFINS, Imposto de Renda e Contribuição Social.  O ISS depende do município.

Se a sua necessidade for contratar assessoria contábil especializada, você pode acessar nossa página exclusiva para Médicos que trabalham em hospitais e clínicas de terceiros em >> Contabilidade para Médico Pessoa Jurídica – PJ.

 

Comparação entre Pessoa Física x Jurídica para Médicos  e Clínicas Médicas 

O Profissional Médico ou Outro Profissional da área da saúde,  pode escolher trabalhar das duas formas em conjunto, visando uma menor tributação possível dentro da Lei.

Solicite uma Consultoria >>>>

Dicas do CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

Atividades Médicas que São Registradas pelo CREMESP

É importante entender  o  posicionamento deste Regional com relação aos OBJETOS SOCIAIS das empresas, instituições, entidades ou estabelecimentos prestadores e/ou intermediadores de assistência médica no Estado de São Paulo, que solicitarem Registro, Alteração e Renovação em nossos assentamentos, os quais deverão estar devidamente adequados aos termos das Resoluções CFM nº. 1.980/11 e CREMESP nº. 207/09. Para tanto, vide abaixo os temas relacionados:

Acesse as Resoluções Aqui 

Links Importantes para Empresas no CREMESP.

Principais Normas Regulamentadoras

Serviços para Empresas no CREMESP

 

Contrate Nosso Escritório de Contabilidade para ajudá-lo em todos os processos de Abertura de Empresa e Assessoria Contábil.  A  Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil é uma Contabilidade reconhecida a nível nacional e focada no  atendimento as micro, pequenas e médias empresas.

 

Para Contratar nossa assessoria com custo e qualidade adequados acesse :  Contabilidade para Médicos

Outras áreas atendidas

Contabilidade para Dentistas

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Contabilidade para Advogados

 

 

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone