Soluzione Contábil

CONTABILIDADE PARA EMPRESAS DE ENGENHARIA

ORÇAMENTO EM APENAS 3 PASSOS

ENTENDENDO A CONTABILIDADE PARA EMPRESAS DE ENGENHARIA

A contabilidade de uma empresa deve ser uma prioridade. Ao abrir um CNPJ devemos entender a importância de contratar um Contador Especializado.

POR QUE CONTRATAR UMA CONTABILIDADE PARA EMPRESAS DE ENGENHARIA?

Os serviços de assessoria Contábil e Fiscal, têm muitas tarefas complexas. Além de dominar o assunto, o contador especializado também orienta o empresário a empreender e ter sucesso perante a concorrência.

PRECISO CONTRATAR UM CONTADOR?

Os serviços de contabilidade deverão ser executados obrigatoriamente por contadores devidamente registrados no CRC. Contratar uma contabilidade especializada é importante, por ter o apoio de um profissional experiente.

COMO CONTRATAR A SOLUZIONE CONTÁBIL?

Contratar a assessoria contábil da Soluzione Contábil é fácil. Entre em contato com o nosso atendimento através de algum dos botões ao longo da página e fale com o nosso atendimento via Whatsapp.

COMO USAR A CONTABILIDADE NA ECONOMIA DE IMPOSTOS?

Uma contabilidade especializada em empresas de engenharia vai acompanhar também as questões tributárias, vendo a necessidade de fazer alguma alteração contratual, que viabilize a redução da tributação da empresa. Muito importante isso!

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS DE CONTABILIDADE

Ter uma contabilidade especializada trabalhando em seu favor, é umas das melhores experiências que você terá! Conheça a Soluzione Contábil e tenha como parceiro um contador consultor.

RISCOS DE NÃO TER UMA BOA CONTABILIDADE

É importante saber que sonegação fiscal é crime. Deixar de pagar impostos ou pagar valores errados, pode dar prejuízos futuros ao empresário e todo o planejamento fracassar. Contrate já a Soluzione Contábil.

O atendimento aos clientes e a estrutura para os projetos são questões em pauta para engenheiros que estão iniciando suas atividades. Porém, é raro que pensem na questão da contabilidade para engenheiros e empresas de engenharia. Se essa questão não for considerada, o risco de perder dinheiro e ter problemas fiscais é enorme.

Empresas de todas as áreas possuem obrigações fiscais e trabalhistas. Por isso, a contabilidade deve ser prioridade para o empresário. Cada segmento possui particularidades legais e fiscais. Com a engenharia não é diferente. É necessário verificar se a contabilidade é especializada em engenharia antes da contratação.

A contabilidade fará com que o escritório de engenharia esteja em dia com seus impostos e outras questões legais. Com esse suporte, o engenheiro poderá se dedicar a seus projetos e ao atendimento de seus clientes. Uma contabilidade especializada em engenharia pode fazer toda a diferença em sua carreira e negócio. No texto de hoje falamos da importância da contabilidade para engenheiros e empresas de engenharia. Confira!

O papel da contabilidade para engenheiros

A contabilidade especializada em engenharia possui papel fundamental na carreira e no dia a dia dos escritórios. Muito mais do que manter as obrigações fiscais, a contabilidade atua na gestão financeira e estratégica. Com os controles realizados pelos contadores, é possível saber a real situação do negócio. Também é possível tomar decisões mais acertadas para sua carreira ou para a empresa.

O engenheiro deve ter em mente a responsabilidade de manter sua contabilidade em dia. Porém, dentre tantas outras tarefas, não há necessidade de que execute as tarefas contábeis. É possível contar com o suporte de profissionais especializados para cuidar dessas questões. Assim, o engenheiro terá mais tempo para exercer suas atividades, com a tranquilidade de que suas obrigações estão sendo cumpridas. O contador especializado fará com que as peculiaridades da área sejam atendidas.

A contabilidade pode auxiliá-lo desde a abertura da empresa. Assim, você não corre riscos de escolher o regime tributário ou a natureza jurídica errados e acabar pagando mais impostos. Além disso, você terá suporte contábil desde o início de suas atividades.

contabilidade para engenheiros e empresas de engenharia

O diferencial da contabilidade especializada em engenharia

A contabilidade é fundamental para a sobrevivência e o sucesso de empresas e profissionais de engenharia no mercado. Por isso, é essencial escolher uma contabilidade especializada em engenharia para lhe auxiliar. Para encontrar o melhor prestador de serviços nesta área, é preciso conhecer as empresas que ele atende. Também é preciso avaliar o conhecimento dos contadores em relação ao mercado e as legislações para a área.

Com o apoio de um contador especialista, o engenheiro não precisa se preocupar com a gestão financeira de sua carreira e empreendimento. Há tranquilidade quanto ao fluxo de caixa, pagamentos, tributos e impostos. Assim, é possível investir sem tempo e esforços em sua atividade-fim. Confira algumas obrigações dos engenheiros que podem ser assistidas pela contabilidade.

Obrigações fiscais e tributárias

A contabilidade pode gerir e lhe orientar quanto às obrigações mensais e trimestrais. Também gera as guias de impostos e cuida de seus pagamentos. Assim, o engenheiro não se preocupa com as questões fiscais e tributárias. Seu foco serão os projetos e clientes.

Registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA)

Os titulares das empresas de engenharia precisam ter registro no CREA. A contabilidade pode fazer o registro inicial da empresa junto ao órgão. E também cuida de mantê-la regularizada ao longo de seu funcionamento.

Acompanhamento das mudanças da legislação para a área de engenharia

Com as reformas e mudanças nas leis, muitas regras tributárias acabam mudando. O contador especialista acompanha todas essas questões legais. Também realiza todas as adequações para garantir que sua empresa atue dentro da lei.

Informações concretas sobre seu negócio

Os registros realizados pela contabilidade garantem que você tenha um panorama da realidade de sua carreira e empresa. Com essas informações, é possível tomar decisões com muito mais assertividade.

É mais vantajoso atuar como engenheiro Pessoa Física ou Pessoa Jurídica?

Cada uma das formas de atuação tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, cada caso deve ser avaliado e orientado por um contador. Com base na análise do faturamento do engenheiro, o contador pode direcionar quanto à opção mais vantajosa.

Quando um engenheiro é autônomo e tributa como Pessoa Física, pode ter uma taxa de 27,5% de impostos sobre sua renda. Além disso, precisa contribuir com até 20% de INSS, com limite de R$ 6.101,06. Essa opção pode acabar não sendo lucrativa quando o engenheiro tem um alto faturamento, por exemplo.

Botão abrir empresa       Botão Trocar de Contador

Muitas vezes, as empresas preferem contratar um prestador de serviços de engenharia como Pessoa Jurídica do que contratar um profissional CLT. Isso porque a carga trabalhista é mais leve nesse formato de contratação. O cenário tributário também é diferenciado quando o engenheiro opta pela abertura da empresa, ou a obtenção do CNPJ. Nesse caso, a tributação é influenciada pela natureza jurídica e os regimes tributários. Da mesma maneira, o faturamento precisa ser analisado pelo contador para a orientação dos cenários mais vantajosos.

Há outra particularidade: a classificação das atividades. Se além dos projetos, a empresa de engenharia fornecer materiais de construção, sua classificação se torna de construtora. A contabilidade também pode orientar quanto a essas questões no momento da abertura da empresa.

Soluzione, uma contabilidade especializada em engenheiros e empresas de engenharia

A Soluzione oferece soluções personalizadas para engenheiros e empresas de engenharia. O atendimento é feito de forma segmentada. Com isso, os contadores se especializam em áreas específicas e podem oferecer soluções personalizadas. Além disso, conhecem a legislação e podem oferecer todo o suporte contábil e fiscal aos clientes.

Os especialistas da Soluzione prestam todas as orientações e executam a contabilidade para engenheiros autônomos. Além disso, a Soluzione possui serviços para cuidar de toda a gestão tributária, fiscal e trabalhista das empresas. Confira as soluções da Soluzione Contabilidade para empresas de engenharia e engenheiros.

Contabilidade para engenheiros autônomos

Se após a avaliação do contador, for indicado que a opção mais vantajosa é atuar como engenheiro autônomo, também é necessário fazer a contabilidade. Os autônomos que atuam no Brasil precisam fazer o controle de receitas e lucros por meio do carnê-leão. Esse é um programa da Receita Federal que possibilita o controle do livro-caixa e dos impostos.

O recolhimento de impostos para profissionais autônomos ocorre mensalmente por meio desse programa. Todos os profissionais que recebem mais que R$1998 por mês devem fazer esse controle. A contabilidade pode prestar todo o suporte, além de executar o controle contábil dos engenheiros autônomos.

Contabilidade para empresas de engenharia

O principal benefício de contar com a parceria da Soluzione para a contabilidade de sua empresa de engenharia é poder focar em sua atividade central. Com a Soluzione, você tem a tranquilidade de que especialistas estão cuidando das questões trabalhistas, contábeis e fiscais para você. Conte com o suporte de especialistas desde a abertura até às questões burocráticas do dia a dia da empresa!

Abertura de empresa e planejamento inicial para engenheiros

A Soluzione pode prestar orientações ou mesmo conduzir todo o processo de abertura de empresa de engenharia. Também auxilia o empreendedor no planejamento inicial de seu negócio. Esse documento mune o novo empresário de informações relativas à concorrência e público-alvo, por exemplo.

A Soluzione pode auxiliar na elaboração do contrato social e na resolução de questões societárias. Também orienta quanto à melhor natureza jurídica e regime tributário. Cuida da obtenção do CNPJ na Receita Federal e dos registros na Junta Comercial, prefeitura, INSS e previdência. Auxilia, ainda, na obtenção do certificado digital para engenheiro. Além disso, registra a empresa junto ao CREA.

Toda a atuação da Soluzione na abertura da empresa tem como foco a redução de impostos para o engenheiro.

Tributação para engenharia

Por meio do planejamento tributário, a Soluzione garante que sua empresa não pague mais impostos do que o necessário. Questões societárias, regime tributário e outras questões fiscais são incluídas nessa conta. Com esse planejamento, não corre-se o risco de esquecer algum valor e ter prejuízos financeiros quando a conta chegar.

Para o caso de empresas inscritas no regime tributário errado, a Soluzione realiza a revisão tributária. Com isso, garante que empresas que pagavam valores de impostos mais altos que o devido recuperem esse valor. Empresas que pagavam menos que o necessário podem ser regularizadas e atuar com segurança.

Assessoria Contábil

A assessoria em contabilidade  da Soluzione é um pacote com soluções em todas as áreas necessárias ao empreendedor. Com ele, a empresa de engenharia possui soluções contábeis, fiscais e trabalhistas.

Assim, não precisa se preocupar com controle financeiro, tributos ou folha de pagamentos e administração de benefícios, por exemplo. O time de especialistas da Soluzione conduz toda a gestão administrativa. Assim, o engenheiro pode focar na qualidade de seu atendimento aos clientes.

Entre em contato com nossos consultores e deixe a Soluzione auxiliar no sucesso de seu escritório de engenharia! Conte com as melhores soluções em contabilidade e tenha especialistas cuidando de seu negócio!

Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime simplificado de tributação destinado a empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.


Nesse regime tributário, todos os impostos devidos pelas empresas de engenharia são pagos em uma única guia com vencimento mensal.

 

O imposto é calculado com base nas receitas anuais da empresa, seu faturamento mensal e valor da folha de pagamento.

 

Para efeitos de cálculo do imposto para empresas de engenharia, o contador utiliza tabelas conhecidas como Anexos, mais precisamente, os anexos III e V.

O Anexo III é destinado para empresas de engenharia cuja folha de pagamento representa 28% ou mais do faturamento da empresa. (fator R);

Tabela Anexo III Simples Nacional

As alíquotas efetivas (considerando a margem de dedução do Simples Nacional) no Anexo III variam entre 6% e 19,5% do faturamento mensal.

Já o Anexo V é destinado para empresas de engenharia cuja folha de pagamento represente menos de 28% do faturamento.

Tabela Anexo V Simples Nacional

As alíquotas efetivas (considerando a margem de dedução do Simples Nacional) no Anexo V variam entre 15,50% e 19,25% do faturamento mensal.

Lucro Presumido

O Lucro Presumido é um regime de tributação destinado a empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões.

Nesse regime tributário os impostos são pagos em guias calculadas separadamente.

A alíquota final de contribuição para empresas de engenharia que atuam no Lucro Presumido pode variar entre 13,33% e 16,33% de acordo com a alíquota de ISS do município.

A alíquota de ISS – Imposto Sobre Serviços pode variar entre 2% e 5% do faturamento mensal a depender do município de atuação do profissional, razão para a variação na carga tributária final da empresas de engenharia pessoa jurídica no Lucro Presumido.

Por fim, temos o Lucro Real, regime tributário obrigatório para empresas de serviços empresas de engenharia com faturamento anual superior a R$ 78 milhões e optativo para empresas com menor faturamento.

Nesse regime tributário, os impostos são pagos separadamente, sendo que alguns impostos são calculados com base no Lucro Líquido, característica que não costuma beneficiar empresas de engenharia.

Lucro Real

Por fim, temos o Lucro Real, regime tributário obrigatório para empresas de serviços empresas de engenharia com faturamento anual superior a R$ 78 milhões e optativo para empresas com menor faturamento.

Nesse regime tributário, os impostos são pagos separadamente, sendo que alguns impostos são calculados com base no Lucro Líquido, característica que não costuma beneficiar empresas de engenharia.

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.