Quero te agradecer primeiramente por me procurar para contribuir com seu sucesso e está  respondendo seu questionamento para entender qual a importância do contador na abertura de empresa. A questão de atrelar o contador ao processo de abertura de empresa, já vem de longa data.

Voltando um pouco atrás, antigamente a gente tinha muitas dificuldades para poder fazer um processo de abertura de empresa, às vezes demorava meses para que você conseguisse concluir um  processo de abertura de empresa.

Toda essa demora estava ligada ao péssimo funcionamento dos órgãos responsáveis pela abertura.

Atualmente em quase todas as prefeituras, estados  e o governo federal,  temos uma simplificação do processo através da tecnologia,  possibilitando abrir sua empresa em poucos dias.

A importância de Contador na Abertura

Para falar sobre a importância do contador na abertura da empresa, eu preciso dividir em 2 partes.

A primeira parte tem a ver com a responsabilidade técnica atrelada aos governos federal , estadual e municipal.  O governo entende que devido a própria complexidade tributária e processual para você poder abrir empresa no Brasil, que é necessário concentrar isso em alguma profissão que viva isso no dia a dia e que possa ter com essa prática, uma facilidade para abertura da empresa.

Outro ponto, são as classificações tributárias, o governo também sabendo das dificuldades, vincula isso ao contador.

Então temos principalmente nos estados é municípios a obrigatoriedade de você vincular um contador responsável para sua empresa na parte fiscal e contábil.

Por isso nesse primeiro caso, o município ou estado que tiver a obrigatoriedade de ter um contador responsável técnico, para você abrir empresa precisa de contador.

Agora o segundo ponto, está ligado a própria legislação que obriga  você que vai abrir uma empresa,  precisar manter a escrituração contábil, ou seja , manter a contabilidade mensalmente escriturada para que possa enviar para o governo todas as informações.

Muitos empreendedores não conseguem entender a importância da contabilidade para gestão financeira e contábil seu negócio.

Se você não controla as suas finanças e principalmente não tem índices que você possa usá-los para tomada de decisão, você fica vulnerável aumentando as chances do seu negócio quebrar. Observe que você não precisa muito esforço para isso, atualmente mais de 20% das empresas quebram no primeiro ano e mais de 70% quebra em 5 anos devido a falta de gestão e e planejamento.

Contador além da Abertura da Empresa

A única empresa constituída no Brasil que não está obrigada a manter a contabilidade e por sua vez, não é necessário contratar os serviços contábeis, é um microempreendedor individual o MEI.  Alguns empreendedores até me perguntam se a empresa no simples nacional precisa de contador eu esclareço que sim, todas as empresas no Brasil precisam de contador.

Um ponto importante também na decisão de contratar um contador para abrir a sua empresa, são as decisões que você precisa tomar na elaboração do seu contrato social e também nas questões tributárias .

Dependendo da forma que você abrir a sua empresa,  será a carga tributária,  ou seja , para que você pague o menor imposto possível é necessário fazer um bom planejamento e escolher as atividades corretas para a prestação de serviço ou se você for um comércio ou indústria.

Entenda também que o contador tem um papel estratégico importante, pois o conhecimento que ele tem em relação ao seu negócio, principalmente se você contratar uma contabilidade especializada.

Irei te dar um exemplo: Aqui nós temos um trabalho especializado para área da saúde, é um serviço de contabilidade para médicos que nós ofertamos aos nossos clientes e ajuda o médico a ter tudo que ele precisa para gerir a sua empresa e ter sucesso.

Nós conseguimos isso porque temos uma equipe especializada no segmento e por isso entendemos as principais dificuldades que essa empresa tem.

Darei uma dica importante. Pense que não é porque eu sou contador mas é porque eu entendo as principais dores que um negócio no estágio inicial vai enfrentar.

A Importância do Contador na Gestão da Empresa

Você vai ter que fazer essa curva de aprendizado, agora se você souber o caminho não será mais fácil? Você tem que cair levantar várias vezes até aprender? Você pode aprender com o contador empreendedor que está na prática do dia a dia sabendo realmente tudo o que você vai passar.

Precisa pensar se essa economia no momento de abrir uma empresa sem contador se transforme em um grande prejuízo .

Eu entendo que nem todos os contadores estão preparados para poder te ajudar nas questões empresariais,  mas eu participo de um grupo de contadores que a gente chama de Guardiões dos Empreendedores do canal Gerando Empreendedor, um grupo de contadores de todo o Brasil focados em abrir empresa em principalmente ajudar você a gerir seu negócio .

Em resumo,  mesmo que você possa abrir empresa sem contador, eu oriento que busque um contador para abrir sua empresa e já acerta com ele uma assessoria contábil mensal, para que ele possa cuidar e te ajudar na gestão do seu negócio. Pense nisso.

Agora você pode acessar os nossos contatos e enviar o que você precisa,  que um dos nossos contadores em todo o Brasil te ajudará a ter bastante sucesso. Forte abraço!