Olá fisioterapeuta! Se você possui dificuldades para gerir a parte contábil da sua empresa, já pensou em buscar uma contabilidade para Fisioterapeutas ? ou ainda é autônomo e precisa de um auxílio diante da complexa burocracia do país? hoje você vai entender a diferença que faz um serviço de contabilidade especializado na área da saúde. Nosso conhecimento é essencial para para sua clínica de fisioterapia. 

Atualmente, cada vez mais empreendedores se arriscam com de ideias inovadoras. Entretanto, para criar um produto ou serviço qualificado, é preciso que haja garantias nos recursos financeiros da empresa, caso contrário, todo o investimento pode ser perdido.

O serviço contábil para Fisioterapeutas, por sua vez, vem com o papel de planejar e organizar seus recursos financeiros, e auxiliar você a tomar as melhores decisões.

Confira agora essas dicas sobre a contabilidade para fisioterapeutas!

Importância da Assessoria Contábil Especializada

Estar em dia com a legislação é mais difícil do que se pensa. Para qualquer fisioterapeuta que atua pessoa física ou pessoa jurídica, é necessário se manter regularizado dentro de diversas exigências fiscais e contábeis, para que ele consiga evitar problemas com órgãos públicos, como a Receita Federal.

Nesse cenário, vamos entender sobre três razões pela qual a contabilidade para fisioterapeutas e consultórios de fisioterapia é fundamental para qualquer negócio de sucesso:

Escrituração Contábil

A escrituração contábil sempre fará parte do cotidiano de todas as empresas. Seja você um profissional que atua de forma autônoma, ou que possui uma clínica de fisioterapia.

Mas afinal de contas, o que é escrituração contábil?

Se trata de uma maneira de registrar formalmente as despesas e receitas do seu consultório de fisioterapia. Em outras palavras, tudo que impacta financeiramente sua empresa deve ser escrito e encaminhado a Receita Federal.

Esse procedimento também é uma obrigação legal. De acordo com a lei 10.406/2002 do código civil:

Art. 1.179: O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Entretanto, muitos profissionais buscam um serviço contábil especializado para suas clínicas de fisioterapia para realizar o procedimento, pois além da segurança nos dados que vão ser registrados, há uma garantia na regularidade da empresa.

A Tributação do Consultório de Fisioterapia

Se você já tem uma clínica de fisioterapia pessoa jurídica, é provável que esteja enquadrado em um dos regimes de tributação, que define como você paga seu imposto.

Mas será que você paga mais impostos do que deve?

A realidade é que existem três regimes que podem impactar de forma significativa suas finanças. São eles: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

No Simples Nacional, há uma possibilidade de redução da carga tributária, se existe uma despesa trabalhista superior a 28%. Isso fará o Fisioterapeuta tributar no anexo III do simples nacional, que inciar a tributação em apenas 6% . Em resumo, seus impostos federais, nacionais e municipais são unificados e simplificados. Para se enquadrar no regime, o optante deve faturar até R$4,8 milhões por ano.

No Lucro Presumido, a tributação varia de acordo com seu ramo de atividade. No caso de um consultório de fisioterapia, os tributos federais somam um percentual de 11,33%, acrescentando também o ISS de seu município.

No Lucro Real, por sua vez, a tributação depende do seu lucro líquido. Quanto menor for seu lucro,  menor será o imposto. É recomendada para empresas de grande porte ou que operam sem lucro por algum tempo.

Mas para ter certeza sobre a escolha do regime de tributação, apenas um contador ou uma consultoria contábil especializada pode auxiliar você a pagar o mínimo de tributos possíveis.

Fisioterapeuta Autônomo precisa da Contabilidade?

Se você é um profissional que atua como pessoa física, a contabilidade é tão essencial quanto para outras modalidades. Vamos explicar o porquê:

Como Fisioterapeuta Autônomo, sua tributação pode variar de 7,5% até 27,5%, dependendo dos rendimentos tributáveis. Você deve fazer um carnê-leão para deduzir as despesas antes de calcular o imposto de renda. Contando com nossos serviços especializados, a contabilidade para fisioterapeutas irá te auxiliar no pagamento correto dos tributos. Estar em dia com a Receita Federal é um dos pontos cruciais para sobreviver no mercado de forma autônoma.

Outra vantagem de ter um contador qualificado, é que ele ajudará você a dará as melhores orientações profissionais. Com informações adequadas, você saberá realmente se vale a pena continuar na pessoa física, ou abrir uma empresa para atuar como uma clínica de fisioterapia.

Gostou das dicas? A Soluzione Contábil oferece serviços especializados, com a assessoria contábil que você precisa! Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas.