Co-produção: Entenda tudo sobre coprodução no marketing digital para infoprodutos

Co-produção - foto de coprodutor feliz fazendo tráfego
O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

Você já pensou em começar a empreender vendendo infoprodutos e utilizar a co-produção para juntar o seu conhecimento de especialista com uma agência de lançamentos ou um gestor de tráfego?

 Ou você é um lançador digital profissional e está em busca de realizar uma coprodução com especialista na venda de infoprodutos na plataforma da Hotmart ou qualquer outra plataforma digital?

Nós temos uma grande demanda para a venda de infoprodutos através de coprodução, reunindo um especialista ou expert com uma agência de lançamentos ou com um gestor de tráfico ou até mesmo um estrategista digital. 

Na verdade, existem muitos profissionais no mercado dizendo que dominam o tráfego e as estratégias digitais, mas na prática ainda existe uma curva de aprendizado muito grande para que possam gerar resultados.

Nós atendemos grandes players do mercado digital e entendemos que a junção de um grande especialista em alguns segmentos que existe uma demanda à uma agência de lançamento, com certeza vai gerar múltiplos 6 e 7 ou múltiplos 7 em 7.

Mas antes de chegar lá, temos uma grande caminhada e uma necessidade de objetividade tanto do coprodutor que seria agência de lançamento como o especialista.

Mas antes vamos entender com mais clareza o que é uma coprodução de infoprodutos no mercado digital.

O que é Co-produção de infoprodutos?

A Co-produção de infoprodutos é a parceria entre um especialista em determinado segmento e um profissional com conhecimento específico em marketing digital.

Esse profissional pode ser uma agência de lançamentos ou um gestor de tráfego que vai junto ao especialista vender um produto digital.

Basicamente, de um lado nós temos alguém que possui um conteúdo de valor e que pode ser vendido. 

Do outro lado temos uma pessoa que sabe como divulgar e vender esse produto digital e como fazer tráfego para as páginas de vendas deste produto.

A coprodução acontece quando lá na plataforma digital como a Hotmart, por exemplo, o produtor coloca o seu produto digital, curso online, mentorias e cadastra uma pessoa que seria no caso o coprodutor digital.

Normalmente, essa pessoa vai gerar tráfego e ajudar no processo de vendas, com isso, ganha um percentual no resultado nas vendas desses infoprodutos. 

Basicamente é isso que é uma coprodução para o infoprodutor. 

Vale a pena fazer a co-produção? 

Muitos empreendedores digitais têm dúvidas em relação a parceria com o gestor de tráfego com uma agência de lançamentos ou um lançador digital profissional para realizar a venda dos seus infoprodutos. 

Mas entendendo a complexidade que é todo o processo para realizar uma venda de produto digital, fica quase impossível o próprio especialista ou expert conseguir realizar todo o processo sem ajuda de alguns profissionais.

Quando falamos em uma agência de lançamentos digitais, não estamos falando apenas de uma pessoa e sim de um time multidisciplinar que vai realizar várias tarefas ao mesmo tempo, para que o infoprodutor consiga realizar suas vendas digitais.

Nós estamos falando do gestor de tráfego, do social media, do copywriter, do editor de vídeos e de vários outros profissionais que integram o time de lançamentos de produtos digitais.

Agora com toda certeza, tanto o lançador digital como especialista ou expert precisam escolher profissionais capacitados e que entendam realmente do comprometimento que é necessário para se gerar venda no mercado digital.

Atendendo coprodutores com serviços de contabilidade especializada, percebemos que não é fácil para a agência de lançamento ou para o gestor de tráfego encontrar bons especialistas.

Quando eu falo bons especialistas, quero dizer uma pessoa que tenha comprometimento com a entrega e realmente um trabalho didático de qualidade e que de verdade vai agregar valor.

Também temos do outro lado muitos profissionais que dizem ter resultado dentro do mercado digital, mas infelizmente buscam especialistas para realizar lançamentos e começar adquirir experiência em negócios digitais.

 Por isso a importância de ambos pedir e dar referências dos seus lançamentos digitais anteriores. 

Co-produção: o que é Coprodutor e Expert?

Quando falamos na venda de infoprodutos, temos algumas figuras importantes no processo de construção de uma empresa de sucesso no mercado digital. 

Sem dúvida, uma das principais é o especialista que tem o conhecimento que será transformado em um produto digital o qual chamamos de expert.

Agora, mesmo você sendo um grande expert, com conhecimento que pode transformar a vida das pessoas, se você não conseguir organizar esse produto, empacotar e vender ao público, esse seu conhecimento não tem nenhum valor.

Aí entra a segunda figura mais importante nesse processo, ou tão importante quanto o expert que é o coprodutor.

Normalmente o coprodutor é um lançador profissional, uma agência de lançamentos digitais ou até mesmo um gestor de tráfego.

Uma figura bem comum dentro do mercado digital também é o profissional conhecido como estrategista digital.

O estrategista é responsável por elaborar e desenhar toda a estratégia que será utilizada nos lançamentos dos infoprodutos.

Além de conhecer profundamente toda a organização do processo de venda digital, ele tem conhecimento de marketing digital e gerenciamento de projetos.

Devido à complexidade que há atualmente nas vendas online, quando falo em vender no digital, nós estamos falando de no mínimo 7 dígitos ou seja 1.000.000,00 de Reais.

Para esse resultado, precisamos de vários profissionais preparados, cada um na sua função, para que no final nós tenhamos um bom produto, uma boa estratégia de vendas e principalmente um ótimo resultado.

Basicamente esses são os 2 lados da venda de infoprodutos: o coprodutor e o expert. 

Coprodutor pode ser MEI? 

Uma pergunta básica que muitos profissionais do marketing digital têm dúvida é, coprodutor pode ser MEI? Vamos responder essa questão em seguida.

A co-produção no marketing digital pode ser realizada apenas com contrato entre o expert e a agência de lançamentos.

Mas podemos também constituir uma sociedade para que o produto digital e todo o seu resultado seja dividido com base na participação societária de cada sócio.

Se escolhermos atuar apenas no modelo de contrato de coprodução para atividade de venda de cursos online, podemos optar por ser Microempreendedor Individual.

Agora precisamos entender que o MEI pode ser utilizado para venda de cursos online, respeitando o faturamento anual previsto dentro do regime do Microempreendedor Individual.

Outro ponto muito importante, é considerar que apenas quando atuar como um infoprodutor ou na coprodução, você pode utilizar o Microempreendedor Individual.

Se atuar como Gestor de Tráfego por exemplo, você já precisaria ter a atividade de agência de publicidade e com isso não poderia ser MEI.

Muitos empreendedores digitais procuram iniciar suas atividades dentro do mercado digital como MEI, mas infelizmente poucas atividades do digital podem optar pelo Microempreendedor Individual.

Quanto ganha um Co-produtor?

Muitos empreendedores digitais não conseguem definir claramente quais são os percentuais de divisão da receita na venda de infoprodutos entre o coprodutor e o expert.

Na verdade, não tem um percentual correto, depende muito do custo operacional que tem cada lançamento do produto digital ou até mesmo a venda do produto no perpétuo, (carrinho sempre aberto).

O que pode ser feito é a abertura de uma empresa entre o expert e agência de lançamentos digitais, uma Sociedade de Propósito Específico, para que assim, todos os custos envolvidos sejam pagos por esse CNPJ e o lucro seja dividido de forma igual no resultado.

Também uma outra forma seria colocar 70% para a agência de lançamento e 30% para o expert.

Para isso, normalmente o custo operacional fica com a agência de lançamentos e o especialista ajuda apenas no pagamento do tráfego.

Muita gente me pergunta: Altair, será que é possível eu colocar 80% agência de lançamentos e 20% expert? Sim é possível!

O que tem que ser levado em conta para elaboração da divisão dos percentuais, é a responsabilidade que cada um tem no processo e o custo envolvido durante a operação.

Um co-produtor pode ganhar 50%, 60%, 70% ou até 80%, vai depender realmente da operação e da capacidade do expert em gerar conexão do seu público-alvo e respectivamente mais vendas.

Quais os impostos da co-produção digital na Hotmart ou Eduzz? 

No Brasil nós temos três regimes tributários, onde todas as empresas podem e devem optar por recolher seus impostos por eles. 

Temos o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real, onde esse último é voltado para empresas que faturam mais de R$ 78 milhões por ano ou que a sua margem de lucro seja muito pequena, porque a tributação é sobre o lucro e não sobre o faturamento.

Quando você abre um CNPJ para co-produção, provavelmente vai usar o Lucro Presumido ou o Simples Nacional.

O Simples Nacional para coprodução será tributado no anexo III iniciando com 6% para empresas com faturamento até R$ 180.000,00 por ano. 

Abaixo você pode ver a tabela do imposto devido, lembrando que você pode atuar apenas com um regime tributário por ano. 

Faixa

Receita em 12 meses

Alíquota

Valor a deduzir

Até 180.000,00

6,00%

De 180.000,01 a 360.000,00

11,20%

R$ 9.360,00

De 360.000,01 a 720.000,00

13,20%

R$ 17.640,00

De 720.000,01 a 1.800.000,00

16,00%

R$ 35.640,00

De 1.800.000,01 a 3.600.000,00

21,00%

R$ 125.640,00

De 3.600.000,01 a 4.800.000,00

33,00%

R$ 648.000,00

Já no lucro presumido, a empresa precisa pagar os impostos federais, mais o ISS que é um imposto sobre serviços.

Abaixo iremos colocar uma exemplificação de como ficam os tributos para coprodução no regime do Lucro Presumido. 

  • Comércio – Venda de ebooks: 5,93% + o ICMS;
  • Serviços – Venda de cursos online e mentorias: 13,33% a 16,33%, de acordo com o ISS municipal.

Quanto custa abrir uma empresa de co-produção?

Para trabalhar com lançamentos digitais como coprodutor, você não precisa necessariamente abrir uma empresa, você pode trabalhar como autônomo e pagar o imposto na pessoa física.

Mas com certeza esse não é o melhor caminho, tendo em vista que a pessoa jurídica tem redução de carga tributária que chega em alguns casos a mais de 70%.

Agora para decidir se você vai abrir um CNPJ como infoprodutor para atuar com coprodução, é necessário saber quanto custa abrir uma empresa e qual o valor de impostos que você paga como pessoa jurídica.

Acima, já falamos um pouco sobre essa questão tributária e quais os impostos que você paga na venda de infoprodutos como como produtor digital.

Agora o custo para abrir empresa pode variar de acordo com a cidade que você está localizado ou abrindo a sua empresa. 

Importante ressaltar que você pode abrir empresa no endereço fiscal em um município em que a tributação seja menor para venda de infoprodutos.

O valor que você vai pagar para abrir uma empresa, pode variar de R$ 600,00 a R$ 1.500,00 dependendo do contador e da especialidade que ele tem em contabilidade para infoprodutores.

As taxas da prefeitura e estado podem variar de acordo com o capital social da empresa e o local da abertura da sua empresa. Normalmente fica em torno de R $450,00 a R$ 1500,00.

Mas vale a pena o investimento, tendo em vista que na pessoa física você pagaria no momento de retirar o dinheiro da plataforma digital até 27,5% de tributação na pessoa física.

Precisa também considerar que o autônomo paga contribuição previdenciária com um percentual de 20%. 

Sendo assim, você já percebeu que mesmo considerando o custo de abertura de empresa para o trabalho de coprodução, será melhor do que você tributar na pessoa física.

Qual o CNAE para Co-produção?

Vamos precisar saber qual o CNAE para coprodutores, para iniciar o passo a passo da abertura de CNPJ para o seu negócio digital.

Então, para abrir um CNPJ para coprodutores, você precisa definir quais são as atividades em contrato social que você vai ter em sua futura empresa.

Na estrutura do CNPJ, nós necessitamos colocar o que nós chamamos de CNAE, que representa as atividades empresariais as quais serão registradas no contrato social.

Quando falamos da atividade de coprodução, não temos um CNAE específico para essa atividade, e utilizamos normalmente o CNAE de cursos e treinamentos que é o CNAE: 8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.

Precisamos lembrar que se você não vai ter um contrato de coprodução e vai prestar apenas um serviço de apoio à venda do infoproduto, como a gestão de tráfego por exemplo, você não deve usar CNAE de treinamentos e cursos.

Você deve utilizar O CNAE de agência de publicidade CNAE 7311-4/00 – Agências de publicidade.

Na verdade, a atividade de co-produção só existe quando ambos, o infoprodutor, que é o expert, e a agência de lançamentos se juntam para vender o infoproduto, por isso que não temos uma atividade empresarial para empresas que vendem seus infoprodutos através de parcerias.

Sobre o contrato de Co-produção?

Toda relação entre o expert e uma agência de lançamentos deve acontecer baseado em um contrato de parceria entre as partes.

Você não deve começar um lançamento digital sem considerar todos os aspectos legais envolvidos no processo de venda dos infoprodutos.

Se você optar em abrir uma empresa para fazer a venda dos infoprodutos, não precisa se preocupar com um contrato de co-produção.

Porém, se você for utilizar a sua empresa como uma agência de lançamento e o expert como um produtor digital, é necessário elaboração de um contrato para colocar direitos e deveres das partes.

Nós temos um conteúdo sob contrato de coprodução que diz muito sobre como você deve elaborar o contrato e quais são as cláusulas obrigatórias e importantes para que você possa não ter problemas no futuro. 

Conclusão!

A ideia principal desse conteúdo, foi te passar as principais informações sobre coprodução no marketing digital para você que vende infoprodutos, é uma agência de lançamento, um expert, um gestor de tráfego ou um estrategista digital.

Sabemos o tamanho do desafio que é atuar no mercado digital com organização, segurança e tendo a certeza que está fazendo tudo certinho dentro da legislação e exigências legais.

Aqui na Soluzione Contábil nós somos especializados em contabilidade para co-produtores, agência de lançamentos e experts e podemos sempre te auxiliar no processo de Constituição da sua empresa.

Fazemos a elaboração dos contratos e tudo que você precisa para ter uma empresa que vende infoprodutos de forma organizada pagando o menor imposto e sempre focando na rentabilidade.

Clique em um dos botões abaixo e solicite uma proposta para planejamento tributário, regularização societária, abertura de empresa e contabilidade para co-produção.

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