Soluzione Contábil

Tributação de Produtos Digitais

tributação de produtos digitais

Quer saber sobre a tributação de produtos digitais ? Os impostos para produtos digitais causam muitas dúvidas aos empreendedores que atuam no Brasil.

O primeiro passo para que você entenda os impostos de produtos digitais é saber que a tributação é diferente para produtos físicos e para serviços.

Ou seja, quem vende um e-book, por exemplo, é tributado de uma maneira. Quem vende um curso ou uma mentoria já segue outra regra.

Fizemos esse texto para que você entenda os impostos para produtos digitais e não corra riscos de fazer a contabilidade errada. Confira!

Botão abrir empresa       Botão Trocar de Contador

Entenda os impostos para produtos digitais

Seja como Pessoa Física ou como Pessoa Jurídica, todas as pessoas que querem exercer alguma atividade no Brasil vão precisar pagar impostos.

No mercado digital, isso não é diferente. Mas, a tributação para produtos digitais é separada em duas categorias, de acordo com a natureza da atividade. São elas

  • Imposto para produtos físicos, que é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Produtos digitais como e-books, que são considerados livros digitais, são isentos desse imposto. Outros produtos vendidos pelas plataformas digitais estão sujeitos a esse imposto.
  • Impostos para serviços, que é o ISS, Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. Produtos digitais online, como mentorias, cursos online, são categorizados como serviços.

A mesma empresa pode vender produtos e serviços dessas duas categorias. Para isso, ela precisa ter a atividade registrada no CNPJ.

Entenda a tributação de infoprodutos: a atividade

A atividade de uma empresa é chamada de CNAE, que é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas

O CNAE é um código registrado no CNPJ da empresa e ele determina a tributação e o tipo de atividade que aquela empresa pode executar.

Para que a mesma empresa venda produtos físicos e serviços online, ela precisa registrar o CNAE de cada atividade no seu CNPJ.

Isso deve ser organizado na abertura da empresa ou, se a empresa já estiver funcionando, é só fazer uma alteração no contrato social.

Tributação de produtos digitais de serviços: quem atua no mercado digital vendendo cursos ou mentorias pode usar a atividade de treinamento e desenvolvimento, cujo CNAE é o 8599-6/04.

Para quem vende e-book, há o CNAE 5811-5/00, de Edição de livros, e o CNAE 4761-0/01, de Comércio varejista de livros.

Quem trabalha com e-commerce usa a atividade do produto vendido. Por exemplo, quem trabalha com e-commerce de roupa usa o CNAE 4781-4/00, de Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

Tire todas as suas dúvidas sobre tributação de produtos digitais 

Registrar o CNAE correto no seu CNPJ e conhecer as regras de tributação de produtos digitais para seu produto ou serviço faz toda a diferença na hora de recolher seus impostos.

Por isso, é essencial ter o suporte de uma contabilidade especializada no mercado digital que entenda os impostos para produtos digitais.

A Soluzione Contábil possui um time de especialistas em empreendedorismo digital pronto para tirar todas as suas dúvidas.

Nossos contadores vão analisar seu negócio, entender suas questões e te dar as melhores orientações para que seu negócio cresça com segurança.

Assim, você não corre riscos de multas, impedimentos ou qualquer outro problema com a Receita Federal.

Garanta a melhor assistência para o seu negócio. Fale com nossos consultores e conheça as soluções que a Soluzione Contábil te oferece.

11 Comentários

Comentários estão fechados.

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM 3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.