Olá Nutricionistas! Se você já trabalhou como autônomo ou tem uma empresa, sabe muito bem a importância da contabilidade para nutricionistas e consultórios de nutrição. Para os profissionais da área da saúde, as questões contábeis, fiscais e financeiras, são pontos que sempre ficam a cargo de um contador especializado no segmento. Se você pretende abrir seu próprio negócio, precisa focar nas questões técnicas da sua clínica e contar com o apoio de profissionais que te auxiliam nas questões burocráticas.

Ter uma clínica, pode ser um sonho de muitos Nutricionistas, mas as estatísticas apontadas pelo SEBRAE, mostram que, mais da metade fecham as portas antes dos 5 anos. A fonte da mortalidade, tem um tripé ligado a falta de planejamento antes da abertura de empresa, gestão das finanças e processos e a própria mentalidade do profissional, que precisa pensar como empreendedor e não apenas como parte do processo.

E se você possui um consultório de nutrição, ou pensa em abrir sua clínica, neste artigo você terá informações relevantes para te garantir sucesso absoluto.

Papel da Contabilidade para Nutricionistas

Após a abertura da clínica, existem algumas obrigações legais que você precisa manter na gestão da sua pessoa jurídica. Uma delas, é separar as informações de pessoa jurídica da pessoa física. Se você atuava como pessoa física e não tinha controle separado da sua atuação profissional e seus gastos pessoais, agora precisa mudar.

A pessoa jurídica está obrigada a manter a escrituração contábil. Esse procedimento é uma das maneiras formais de registrar tudo que sua empresa movimenta. Vendas, despesas, custos e tudo que entra e sai da sua empresa.

Esse procedimento está previsto no código civil que é a Lei 10.406/2002

Art. 1.179: O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Ou seja, a escrituração contábil não é apenas essencial para controlar seus resultados financeiros, como também é uma exigência legal.

Com isso, os serviços de contabilidade, além de importante para gestão da sua clínica de nutrição, é obrigatório para manutenção da escrituração contábil que pode ser realizada por um contador na própria clínica ou contratando uma contador terceirizado para isso

A Tributação da Clínica de Nutrição

Após a abertura da sua clínica de nutrição, você deve escolher seu regime tributário para o período que é sempre anual. Você pode escolher a tributação para sua clínica de nutrição em dois períodos. Quando faz a abertura da clínica, você tem 30 dias após o último cadastro que normalmente é da prefeitura, ou 180 dias após o primeiro registro no cartório de pessoa jurídica ou Junta Comercial.

Para as empresas já constituídas, temos o mês de janeiro de cada ano, para fazer a opção pelo melhor regime.

Temos atualmente no Brasil, três regimes tributários para sua clínica. São eles

Simples Nacional

Lucro Presumido

Lucro Real

O Simples Nacional é um regime simplificado para micro e pequenas empresas. Temos no Simples Nacional a unificação de todos os impostos em uma única alíquota. A partir de 2018, os optantes pelo regime, pode faturar até R$ 4,8 milhões.

Já o Lucro Presumido, tem o limite de faturamento em R$ 78 milhões por ano. A tributação é calculada por uma presunção do lucro. Em resumo o Nutricionista para 11,33% de tributos federais + ISS da sua cidade que pode varia de 2% a 5%.  É uma boa opção de tributação para clínicas de nutrição.

O Lucro Real, é a tributação que tem como base o lucro líquido para tributar o imposto de renda e a contribuição social sobre o lucro líquido. Normalmente é utilizado para quem tem um pequeno lucro, ou opera com prejuízo. Pela sua complexidade legal, é indicado para grandes estruturas e não para pequenos negócios.

Mas para escolher qual o regime apropriado para sua clínica de nutrição, nossa orientação é que procure um contador para realizar os cálculos tributários para comparação.

Escolhendo o escritório de contabilidade Especializado


Como falamos sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil e sua importância na gestão da sua clínica, agora chegou o momento de escolher a empresa de contabilidade que irá ser responsável por sua contabilidade. Se você já sabe que somos especializados em seu segmento e já resolveu contratar, pode fazer isso agora aqui. Para te ajudar a tomar a decisão, temos algumas dicas relevantes.

  • Busque serviços contábeis especializados na área da saúde: Procure avaliar se a contabilidade conhece bem seu segmento. Temos detalhes relevantes que apenas uma contabilidade especializada para nutricionista tem o conhecimento em nível de detalhes.
  • Veja quais os serviços contábeis que atendam suas necessidades: Não contrate apenas o básico e pelo preço. Procure entender claramente tudo que você precisa. Muitos por não serem especializados em clínicas, não sabem tudo que realmente você precisa para se manter legalizado perante aos órgãos públicos.
  • Verifique a qualidade técnica do escritório de contabilidade: A legislação Brasileira para o funcionamento de uma clínica de nutrição, é complexa e precisa de muito conhecimento. Não entender todo o procedimento para regularização da sua clínica, pode gerar prejuízos significativos no futuro.

Aqui na Soluzione Contábil, você encontra toda consultoria contábil especializada na área da saúde. Entre em contato conosco!