Contabilidade para Micro e Pequenas Empresas

Quando falamos em balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício, fluxo de caixa entre outros controles, associamos logo a uma média e grande empresa, atualmente esse cenário está mudando.  Com a internacionalização dos métodos contábeis, empresas que buscam exportar serviços, mercadorias para outros países precisam se adequar a transparência exigida por seus compradores em relação a contabilidade.

Durante algum tempo, os bancos exigiam dos seus clientes, uma carta de faturamento que comprovasse a receita anual da empresa, hoje isso já mudou.  Os bancos precisam conhecer melhor a saúde patrimonial da empresa e seu endividamento global. Para isso estão exigindo as demonstrações contábeis para comprovação e avaliação da sua empresa.

 

O Contador que não faz Contabilidade

Atualmente o Brasil tem mais de 6 milhões de empresas, sendo 99% delas micro e pequenas. Muitas dessas empresas por não conhecer a obrigatoriedade de manter a escrituração contábil, contratam de algumas empresas de contabilidade, apenas assessoria fiscal para cálculos de impostos e trabalhistas para realização de folha de pagamento.

Como a escrituração fiscal através do livro caixa atendia a Receita Federal, muitos profissionais optavam em oferecer apenas a parte fiscal e trabalhista.

Outro grande entrave para realização da escrituração contábil é a informalidade ou a prática da sonegação fiscal por parte de empresários que não emitiam Notas Fiscais para a venda de serviços e produtos, a contra partida da entrada contábil da empresa ficava comprometida. Para realizar a escrituração contábil, é necessário que ao término do mês, a empresa envie para a contabilidade os extratos bancários, notas fiscais de compra, de venda e toda movimentação financeira e patrimonial para que seja conciliada e contabilizada.

Na verdade a maioria dos médios, pequenos e microempresários estão preocupados em não pagar os impostos alegando a falta de retorno dos governos à sociedade. Acreditamos que a formalidade é o melhor caminho para um crescimento sustentável.

Para o Regime do Lucro Presumido e Simples Nacional, a contabilidade ganha ainda mais o cunho gerencial, pois as despesas da empresa não influenciam na tributação que é realizada com base na receita não no Lucro.

Contabilidade gera crescimento

Como você consegue medir seu retorno do investimento, lucro operacional, margem de contribuição de cada produto, fluxo de caixa entre outros sem ter os números confiáveis em sua mão?  O escopo principal da contabilidade é medir a variação patrimonial das empresas e mensurá-las através desses relatórios.  É verdade que toda formalidade tem um custo financeiro para seu negócio, mas acredite que dessa forma terá sustentabilidade.

Para cobrar do Governo uma melhor distribuição de renda em nosso país e menor carga tributária, precisamos sem dúvida fazer a nossa parte.

Contrate uma boa assessoria contábil que ofereça a sua empresa, serviços de contabilidade que proporcionam segurança, crescimento e sustentabilidade.

Ter uma gestão empresarial eficiente é importante para seu crescimento.  Com a globalização empresarial atrelado a facilidade do comércio exterior, muitas empresas estão crescendo e vendendo para outros países. Não perca tempo se preocupando com sonegação fiscal e desenvolvendo trabalho na informalidade. Seja criativo e trabalhe bastante que sua pequena empresa pode crescer e muito.

Nosso escritório de contabilidade é especializado em micro e pequenas empresas