Contabilidade para Microempresa e Empresas de pequeno porte.

Olá empreendedor tudo bem? Vamos falar hoje sobre a contabilidade da microempresa é da empresa de pequeno porte no Brasil.

Quando empreendedor busca abrir uma empresa, ele precisa entender que para a empresa funcionar,  tem algumas obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas que todos os meses ele precisa entregar essas informações para governo através das declarações.

É bom ressaltar,  que toda empresa no Brasil está obrigada a manter a escrituração contábil de toda sua movimentação. Apenas o microempreendedor individual que não está obrigado a fazer a contabilidade empresarial mês a mês.

A princípio o dono da micro e pequena empresa pensa que contratar um contador pode ser um custo para a sua empresa, mas preciso entender que além de entregar todas as obrigações, o contador pode ajudar também de forma estratégica na gestão da sua pequena empresa.

Nós sabemos que grande parte das microempresas empresa de pequeno porte do Brasil,  acabam fechando as portas em menos de 5 anos, por isso que indicamos aos empreendedores que contrate um contador especializado para ajudar na gestão estratégica da sua microempresa.

O contador que não faz contabilidade da microempresa

Como a maioria das empresas no Brasil começam com um pouco de informalidade, o empresário em sua maioria, acabam não compreendendo a obrigatoriedade de fazer a contabilidade da sua microempresa.

Essa responsabilidade também é em grande parte do contador que mesmo sabendo da obrigatoriedade, aceita fazer o básico que o cliente enxerga para não perder os seus honorários contábeis.

Acontece que se você não envia o extrato bancário todos os meses para o seu contador, não tem como ele realizar a escrituração contábil da sua microempresa.

Isso pode acarretar uma série de problemas para você que é microempreendedor ou tem uma pequena empresa. Por isso acredito que não vale a pena você ter uma contabilidade que não executa o trabalho necessário para te manter regular.

Basicamente seria um médico te atendendo e mesmo sabendo que as suas ações podem te levar a morte, ele simplesmente cruzar os braços porque você tem resistência de fazer o que é certo.

Aqui não Soluzione contábil, nós não apenas fazemos a contabilidade da sua micro empresa, como também preparamos relatórios para te ajudar na tomada de decisão da sua pequena empresa.

INVESTIMENTOS NA MICROEMPRESA

Outro ponto importante quando falamos de contabilidade da microempresa, é a captação de recursos necessários para a criação da sua empresa.

Nenhuma instituição vai querer financiar parte da sua operação o emprestar dinheiro para que você possa aumentar a sua produção ou aumentar sua entrega de serviços sem você mostrar para eles os resultados operacionais até o momento.

Isso você mostra através da execução bem feita da contabilidade da sua empresa.

É comum alguns empreendedores terem dificuldades para entender isso e não valorizar o trabalho do contador, por isso a grande maioria das empresas que moram no Brasil são microempresas.

Se você não mantiver a contabilidade da sua pequena empresa organizada, jamais conseguirá investimentos de bancos e outras instituições, até mesmo investimento anjo, que são pessoas físicas que colocam o dinheiro na sua empresa com o objetivo de ganhar com o resultado.

Eles só colocam dinheiro na tua empresa, se essa parte contábil fiscal estiver regularizada.

lembrando que o código civil define como obrigatório o empresário manter a contabilidade na sua empresa organizada.

Quando falamos em balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício, fluxo de caixa entre outros controles, associamos logo a uma média e grande empresa, atualmente esse cenário está mudando.  Com a internacionalização dos métodos contábeis, empresas que buscam exportar serviços, mercadorias para outros países precisam se adequar a transparência exigida por seus compradores em relação a contabilidade.

Durante algum tempo, os bancos exigiam dos seus clientes, uma carta de faturamento que comprovasse a receita anual da empresa, hoje isso já mudou.  Os bancos precisam conhecer melhor a saúde patrimonial da empresa e seu endividamento global. Para isso estão exigindo as demonstrações contábeis para comprovação e avaliação da sua empresa.

É obrigatório a contabilidade da microempresa ? 

Atualmente o Brasil tem mais de 6 milhões de empresas, sendo 99% delas micro e pequenas. Muitas dessas empresas por não conhecer a obrigatoriedade de manter a escrituração contábil, contratam de algumas empresas de contabilidade, apenas assessoria fiscal para cálculos de impostos e trabalhistas para realização de folha de pagamento.

Como a escrituração fiscal através do livro caixa atendia a Receita Federal, muitos profissionais optavam em oferecer apenas a parte fiscal e trabalhista. Mas antes de contratar uma contabilidade para sua empresa, ajuste isso com o contador.

Outro grande entrave para realização da escrituração contábil é a informalidade ou a prática da sonegação fiscal por parte de empresários que não emitiam Notas Fiscais para a venda de serviços e produtos, a contra partida da entrada contábil da empresa ficava comprometida.

Para realizar a escrituração contábil, é necessário que ao término do mês, a empresa envie para a contabilidade os extratos bancários, notas fiscais de compras, de vendas e toda movimentação financeira e patrimonial para que seja conciliada e contabilizada.

Na verdade a maioria dos médios, pequenos e microempresários estão preocupados em não pagar os impostos alegando a falta de retorno dos governos à sociedade. Acreditamos que a formalidade é o melhor caminho para um crescimento sustentável.

Para o Regime do Lucro Presumido e Simples Nacional, a contabilidade ganha ainda mais o cunho gerencial, pois as despesas da empresa não influenciam na tributação que é realizada com base na receita não no Lucro.

Contabilidade gera crescimento para pequena empresa

Como você consegue medir seu retorno do investimento, lucro operacional, margem de contribuição de cada produto, fluxo de caixa entre outros sem ter os números confiáveis em sua mão?

O escopo principal da contabilidade é medir a variação patrimonial das empresas e mensurá-las através desses relatórios.  É verdade que toda formalidade tem um custo financeiro para seu negócio, mas acredite que dessa forma terá sustentabilidade.

Para cobrar do Governo uma melhor distribuição de renda em nosso país e menor carga tributária, precisamos sem dúvida fazer a nossa parte.

Contrate uma boa assessoria contábil que ofereça a sua empresa, serviços de contabilidade que proporcionam segurança, crescimento e sustentabilidade.

Ter uma gestão empresarial eficiente é importante para seu crescimento.  Com a globalização empresarial atrelado a facilidade do comércio exterior, muitas empresas estão crescendo e vendendo para outros países.

Não perca tempo se preocupando com sonegação fiscal e desenvolvendo trabalho na informalidade. Seja criativo e trabalhe bastante que sua pequena empresa pode crescer e muito.

Nosso escritório de contabilidade é especializado em microempresas e empresas de pequeno forte. ME e EPP.