Contabilidade para Restaurantes – é preciso?

Será que a contabilidade para restaurantes é mesmo necessária? Não é incomum que essa pergunta seja feita por donos de restaurantes, principalmente quando estes são iniciantes, e não conhecem os benefícios que esse tipo de serviço traz para a gestão do negócio como um todo.

Bom, hoje nós analisaremos o assunto um pouco mais a fundo e descobriremos os verdadeiros benefícios da contabilidade para restaurantes, nos distanciando um pouco daquela visão de que a contabilidade é um serviço obrigatório para as empresas, um mal necessário.

Os benefícios da contabilidade para restaurantes

Um dos maiores benefícios que a contabilidade, independentemente do setor em que ela é aplicada, é o controle que ela proporciona sobre as finanças.

Ter um maior controle financeiro sobre o negócio, conseguir ter o controle de fluxo de caixa em dia, estar dentro dos conformes da Lei no que diz respeito às questões fiscais e tributárias, além de diversos outros pontos, são, sem dúvida alguma, itens que precisam ser destacados quando falamos da importância de serviços contábeis.

Mas, é claro que não é “só isso”! A contabilidade para restaurantes, quando bem aplicada, fornece ao empresário maior autonomia para trabalhar, tempo para cuidar de tarefas que só ele pode realizar, mais tempo para gerir sua equipe e instruí-la sobre o seu trabalho, tempo para pensar na satisfação do cliente, cuidar do marketing, aprimorar a gestão do negócio etc.

A lista é grande! Desde ter o controle de estoque completamente organizado e uma logística impecável até a redução de impostos. Tudo isso é realizado com o auxílio da contabilidade.

O outro lado da contabilidade, aquele que ninguém te contou!

Obrigatória? Sim! Desnecessária? Jamais! E não falo isso como contador. Na verdade, é preciso ter a noção de que o contador não é apenas um profissional que cuidará dos números do seu negócio. É verdade que contadores fazem isso, têm controle sobre o dinheiro que entra e sai do negócio, gera métricas, gráficos e similares… Mas, o lado que nem todo contador consegue transparecer para os seus clientes, e que poucos textos sobre o tema realmente abordam é: O CONTADOR É UM GRANDE ALIADO PARA A GESTÃO!

Sim! Porque é através do trabalho da contabilidade que o gestor adquire os dados necessários para tomar decisões fortes de maneira estratégica. Caso contrário, seria como colocar o dedo na boca, tirá-lo e levantar o braço para o alto, para tentar descobrir em que direção o vento sopra. É como trabalhar às cegas!

Eu não estou “puxando sardinha” para o contador. Muito pelo contrário! Meu objetivo aqui é te mostrar como esse investimento é benéfico para você e para o seu restaurante. É destacar que a contabilidade para restaurantes é algo extremamente necessário, e que te dará frutos inestimáveis no futuro.

Seja para definir estratégias de marketing, para planejar expansões, para aprimorar processos e atender melhor os seus clientes, para evitar desperdícios, para reduzir impostos… Para o que quer que seja, se está dentro do seu restaurante, se pode ser contabilizado… A contabilidade pode te ajudar a melhorar.

E, não se engane! Não significa que você perderá o controle sobre o seu negócio. Na verdade, é o oposto!

Você terá total controle, enquanto recebe insights – orientações – sobre formas de conduzir certos processos.

Gostou de tudo que eu te disse? Então deixa eu te contar uma outra coisa: eu sou especializado na Contabilidade para Restaurantes, e posso te ajudar a alcançar os resultados que você precisa para fazer seu negócio crescer e atingir novos patamares. Que tal conversarmos? Vamos, juntos, entender como a contabilidade pode lhe ser útil, de que serviços o seu restaurante precisa, o que pode ser adiantado, o que pode ser postergado, que impostos podem ser reduzidos, e quem sabe até recuperados!

A Soluzione é especializada na contabilidade para restaurante, e sabemos que, quando o assunto é crescer, toda ajuda é bem-vinda para seu negócio.

Entre em contato!

Sucesso e até a próxima.