Um dos maiores desafios em administrar um Pet Shop é cuidar da parte burocrática, fazer uma boa contabilidade para seu pet shop, para que não haja tributos excessivos nem burocracias que impedem o crescimento sustentável.

Só que nem sempre é possível atingir esse resultado de forma simples e orgânica, se você não possui um bom contador que irá te auxiliar na parte financeira, fiscal e tributária, não é mesmo?

E pensando nisso, a Soluzione Contábil separou as cinco melhores vantagens de aderir um serviço de contabilidade para pet shops. Quer saber quais são? Acompanhe!

Mercado de Pets no Brasil

Se você possui um pet shop, saiba que o Brasil não é apenas um dos países mais lucrativos para a atividade, mas também é o terceiro maior mercado em faturamento no setor pet, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido, segundo pesquisas realizadas pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).

No entanto, um mercado favorável e lucrativo não é a chave da estabilidade financeira nem do crescimento. Daniela Bochi, gerente de marketing da Cobasi, empresa pioneira no ramo de pets do país, afirmou em uma de suas entrevistas a revista LIDE: “Nos pet shops menores falta um pouco de profissionalismo. […] precisa separar o amor pelo animal de estimação com o talento para o empreendedorismo de varejo”.

Por essa razão, os profissionais do ramo têm cada vez mais procurado uma contabilidade especializada para seu pet shop, com a intenção de reduzir os esforços burocráticos e focar na parte empreendedora de seus negócios.

 

Vantagens da contabilidade para Pet Shop

  1. Tenha Autonomia total

Mas como um serviço de contabilidade para pet shop pode me dar autonomia?

Ter uma consultoria contábil, significa que não há mais preocupações com a Escrituração Contábil, dever de todo empresário com a Receita Federal.

Além disso, você ainda pode ficar livre de toda confusão e papelada que sua empresa exige, e focar na parte central do negócio, ou seja, nas estratégias e atividades que apenas você conseguirá fazer.

  1. Escrituração Contábil

Possivelmente você já ouviu falar em escrituração contábil, certo?

Uma das vantagens da contabilidade para pet shops é que ela formaliza todas as movimentações financeiras e patrimoniais, para que elas possam ser declaradas à Receita Federal da maneira correta.

Não só é um fator crucial, como também é prevista por lei. De acordo com a Lei 10.406/2002:

Art. 1.179: O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Na Soluzione Contábil, para garantirmos o sucesso de nossos clientes, disponibilizamos o serviço de escrituração contábil junto com toda assessoria contábil para facilitar o processo das informações financeiras. Isso tem auxiliado nossos empreendedores a controlar os recursos e a se planejar da melhor forma!

  1. Cresça em seu Ramo

A contabilidade para pet shops pode organizar sua empresa, focando em seu crescimento e desenvolvimento no mercado.

Além disso, a contabilidade não se relaciona apenas com números, é também uma grande parceira da gestão empresarial. Por conta disso, se seu patrimônio está sendo bem administrado, as estratégias e as oportunidades estarão mais visíveis e ao seu alcance.

  1. Tenha auxílio no Planejamento Tributário

A contabilidade especializada para pet shop pode te ajudar a decidir sobre o melhor regime tributário que sua empresa pode se enquadrar.

Atualmente, temos três regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Vamos explicar sobre cada um deles:

Pet Shop no Simples Nacional

No Simples Nacional, os tributos federais, estaduais e municipais são unificados. É mais utilizado por micro e pequenas empresas, pois o optante deve faturar até R$4,8 milhões por ano para permanecer no regime.

Além disso, seus impostos vão depender das atividades econômicas que seu pet shop irá realizar. Por exemplo: Para um pet shop que comercializa animais de estimação, ou até mesmo produtos relacionados a atividade, a tributação iniciará no Anexo I do Simples Nacional, com 4%.

Se a empresa realiza outras atividades, como o serviço de banho e tosa, a tributação ocorrerá no anexo III, iniciando com uma alíquota de 6%. Observe as respectivas tabelas de alíquotas do Anexo I e III:

Outras atividades não citadas também podem impactar nas alíquotas do Simples Nacional. Por essa razão, a Soluzione Contábil oferece um Planejamento Tributário para seu pet shop. Entre em contato conosco e calcule seus impostos de forma precisa e descomplicada!

Pet Shop no Lucro Presumido

No Lucro Presumido, a tributação é estabelecida por uma tabela fixa, que pode variar de acordo com seu ramo de atividade. No caso de um pet shop prestador de serviços, por exemplo, seus impostos federais serão por volta de 11,33%, e o ISS, imposto municipal, poderá variar entre 2% e 5%, confira:

Já para um pet shop que comercializa produtos e medicamentos, os impostos do Lucro Presumido são variados, pois incidirá também o ICMS e a alíquota do ICMS pode variar de acordo com cada produto.

Pet Shop no Lucro Real

Por fim, no Lucro Real, essa tributação vai de acordo com seu lucro líquido. Portanto, quanto menos lucro, menor o imposto, e vice-versa.

  1. Foque no Planejamento adequado

Um bom planejamento pode ser definido como todas as ideias que surgem para suprir e inovar as necessidades da sua empresa. Além disso, ele necessita de propostas concretas a serem realizadas em curto, médio e longo prazo.

A contabilidade para pet shops oferece tudo que você precisará para se planejar bem para o futuro no mercado!

E por sorte, a Soluzione Contábil disponibiliza serviços de contabilidade especializados em pet shops, oferecendo tudo que foi listado e muito mais!

Se tiver dúvidas sobre como funciona o processo e como nós cuidamos da contabilidade para você, entre em contato conosco!