Soluzione Contábil

Abrir empresa de prestação de serviço

Abrir empresa de prestação de serviço

Abrir empresa de prestação de serviços pode ser a sua oportunidade de tirar do papel o sonho de empreender e ser independente financeiramente.

Este pode ser um ótimo negócio para quem já tem conhecimento em alguma área ou tem um plano bem elaborado.

Para começar a empreender como prestador de serviços, dependendo da área de atuação, você só vai precisar de um computador e internet.

Outro ponto muito vantajoso é que quase sempre é possível empreender nesta área sem abrir mão do seu emprego atual.

Mas, por mais facilidades que o empreendedor tenha, ele precisa se preparar para ter muito trabalho e alguns riscos.

Descubra como realizar seu sonho de abrir empresa de prestação de serviços e ter sucesso nesta área no texto de hoje.

Botão abrir empresa       Botão Trocar de Contador

O que é uma empresa de prestação de serviço e como está o mercado?

Prestar um serviço é realizar uma atividade e receber uma remuneração por ela, sem vender ou fabricar algum produto.

Fazem parte deste setor atividades bem distintas em relação ao porte das empresas, remuneração e uso das tecnologias.

Segundo o IBGE este setor ganha destaque por ser dinâmico e estar em crescimento na produção econômica no Brasil, representando cerca de 30% do PIB nacional.

Empresas do mercado digital, como agências de marketing ou publicidade, área da saúde, advocacia, banho e tosa, serviços de comunicação e outros são exemplos de empresas da área.

Os negócios mais promissores de 2020, segundo o Sebrae, estão nas seguintes áreas (até a publicação deste artigo, o estudo de 2021 ainda não foi divulgado):

  • Serviços pessoais, como cabeleireiros e serviços de estética;
  • Serviços prestados às empresas, como promoção de vendas e organização de eventos;
  • Serviços nas áreas de saúde, educação e transporte, como cuidadores, transporte de passageiro ou serviços de desenvolvimento profissional;
  • Serviços que atendem às necessidades básicas de alimentação ou moradia, como restaurantes e empresas de pequenas obras;
  • Outros serviços, como manutenção e reparo de veículos ou serviços de entregas rápidas.

Como você viu, são muitas opções para abrir empresa de prestação de serviços. Agora, é escolher a área de atuação de sua empresa.

Para tomar essa decisão, leve em consideração sua área de conhecimento, habilidades e interesses.

Por onde começar a abrir empresa de prestação de serviços?

Formalizar seu negócio, fazendo a abertura de empresa, pode trazer muitas vantagens e evitar prejuízos, caso suas obrigações não sejam cumpridas como determina a lei.

Além disso, sem abrir empresa você não consegue emitir notas fiscais. Com isso, você terá menos clientes, já que muitas empresas exigem a emissão de notas fiscais e você não poderá participar de licitações.

Consciente dos benefícios de abrir o seu negócio, é hora de partir para uma das etapas mais importantes: o planejamento.

Com um plano de negócios, você vai conseguir ver se sua empresa tem viabilidade ao reunir informações de público-alvo, concorrentes, investimentos e outros dados importantes.

Procure um bom contador para te ajudar na elaboração do contrato social e para abrir sua empresa. Assim, o processo de abertura será mais tranquilo.

Feito isto, vamos à parte burocrática de abrir empresa de prestação de serviços. Apesar da burocracia assustar, ter seu próprio negócio vale a pena! Não desista!

O processo para abrir empresa de prestação de serviços

Algumas atividades de prestação de serviços podem abrir MEI e outras não. Profissionais liberais, que atuam com profissões regulamentadas como médicos, não podem ser MEI. Consulte sua atividade aqui.

Se sua atividade não estiver permitida no MEI, você tem as seguintes opções: Empresário Individual, EIRELI, Sociedade Limitada Unipessoal, para abrir empresa sozinho, ou as sociedades.

Você também terá que optar por um regime tributário entre Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. Um contador lhe ajudará a encontrar a melhor opção para o seu negócio.

Você também vai precisar definir qual é sua atividade na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Escolher suas atividades primárias e secundárias é parte obrigatória do processo para obter seu CNPJ.

Agora é só reunir os documentos do empreendedor ou dos sócios: 2 cópias autenticadas de RG e CPF e comprovante de residência com o IPTU ou comprovante de locação do imóvel em que a empresa vai atuar e o contrato social.

Esses documentos são registrados na Junta Comercial ou no Cartório das Pessoas Jurídicas.

A Receita Federal é quem vai emitir o CNPJ e a Prefeitura local vai emitir Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento.

Também será preciso registrar sua empresa em órgãos como a Previdência Social. Ufa! Feito tudo isso, sua empresa está aberta e registrada.

Abrir empresa de prestação de serviços com a Soluzione é sinônimo de tranquilidade

Formalizar seu negócio vai permitir que ele cresça e fature cada vez mais pagando o menor imposto dentro da lei.

Conte com o suporte de uma contabilidade especializada em abrir empresas como a Soluzione Contábil para facilitar este processo.

Nossos especialistas podem cuidar de tudo para você e te explicar todo o processo para que você consiga acompanhar tudo o que está sendo feito.

Entre em contato com os consultores da Soluzione e abra seu negócio com toda a facilidade agora mesmo. 

1 Comentário

Comentários estão fechados.

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.